Uma organização cria valor para os seus clientes por meio de seus processos interfuncionais de negócio e, portanto, é necessário gerenciar processos ponta a ponta em uma perspectiva de alto nível de interação e integração.
BPM também pode significar um sistema holístico como resultado de iniciativas ou projetos, esse resultado é chamado de Gerenciamento Corporativo de Processos (EPM – Enterprise Process Management) e inclui estratégia, valores e cultura, estruturas e papéis, um conjunto completo de processos ponta a ponta, metas de desempenho e indicadores associados, tecnologias e pessoas. O grau de progresso alcançado pode ser avaliado por meio do nível de maturidade em processos.
A jornada para o gerenciamento corporativo de processos de maneira ampla envolve a definição dos processos ponta a ponta da organização, medição de desempenho, designação de donos de processos, seleção de processos para iniciativas de transformação e sustentação dos ganhos por meio da otimização constante dos processos da organização.
EPM é uma prática essencial de gerenciamento para satisfazer clientes e melhorar desempenho, bem como fornecer meios para a organização melhor engajar seu pessoal, mover a cultura em direção a um modelo centrado em processos, habilitar lideranças e facilitar o crescimento. Representa uma prática de gerenciamento valiosa e complementar que enfatiza a maneira como uma organização cria valor para os clientes.
EPM envolve uma análise estratégica de alto nível de processos e uma avaliação de desempenho, e não pode ser confundida com modelagem e análise detalhada de processos.
(Referência: BPM CBOK V3.0: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – 3ª edição)