Organizando a Gestão por Processos

Cada negócio é diferente, a natureza, a quantidade e o ritmo de mudança em cada organização são diferentes. Historicamente, a maioria das organizações tem sido estruturada em torno de funções, geografias ou produtos. Poucas organizações estão estruturadas em torno de seus processos de negócio.

Mudar abordagens organizacionais pode ser desafiador, mas essencialmente, tudo sobre uma organização pode mudar, inclusive como ela se autodefine, seus valores e cultura, seus processos de negócio, sua estrutura organizacional, os papéis e responsabilidades de seus atores de processo e medições de desempenho de processos.

À medida que as organizações alcançam novos níveis de maturidade em processos, podem ser implementadas novas competências, estruturas de gerenciamento e formas de alinhar, motivar e recompensar os colaboradores.

Organização orientada por processos é uma organização estruturada, organizada, mensurada e gerenciada em torno de seus processos de negócio.

Estruturas organizacionais tradicionais envolvem gerenciamento hierárquico de recursos e delegação de responsabilidade de um nível hierárquico para o próximo, com prestação de contas final atribuída a partes interessadas da organização. Essa delegação é expressa como um foco gerencial de cima para baixo de comando e controle de trabalhadores individuais que têm a responsabilidade por conjuntos específicos de tarefas.

Organizações orientadas por processos atribuem a responsabilização horizontal pela entrega de valor para o cliente. Isso envolve desenho de processos, transformação e medição. Em vez de comando e controle, gerentes de processos capacitam, orientam, defendem e apoiam gestores funcionais e equipes que executam o processo.

A orientação por processos requer novos papéis e integração horizontal do trabalho.

Organizações devem ter uma estrutura clara de governança para fornecer direcionamento e esclarecer limites de alçada de decisão, para habilitar transformação de processos interfuncionais e intrafuncionais ou programas de gerenciamento bem-sucedidos.

Organismos adicionais de governança de processos e outras abordagens organizacionais para o gerenciamento de processos incluem:

  • Escritório de processos;
  • Centros de excelência.

(Referência: BPM CBOK V3.0: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – 3ª edição)

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