O Sprint é o processo único de cinco dias do GV (Google Ventures) para resolver questões críticas por meio de protótipos e testar as ideias com os clientes.
É como uma coletânea dos maiores sucessos da gestão estratégica, inovação, ciências do comportamento, design, entre outros, tudo condensado em um passo a passo que qualquer equipe pode usar.
Descrição do Sprint:
1º – A equipe deverá:
- Reservar uma semana inteira em seu calendário, da segunda-feira até a sexta-feira;
- Cancelar todas as reuniões da semana;
- Ativar a resposta automática de “ausência temporária” do seu e-mail;
- Concentrar completamente no objetivo principal do Sprint.
2º – Formular um prazo diário;
3º – Executar o Sprint de segunda-feira à sexta-feira:
- Na segunda-feira: Mapear os processos, identificar seus problemas e as causas-raiz e escolher um ponto importante para se concentrar;
- Na terça-feira: Esboçar soluções concorrentes no papel para resolução dos problemas;
- Na quarta-feira: Tomar decisões difíceis e transformar as ideias em hipóteses que possam ser testadas e validadas;
- Na quinta-feira: Construir um modelo de processo realista que atenda as soluções identificadas para o processo escolhido;
- Na sexta-feira: Realizar os testes com os principais interessados, realizar possíveis ajustes e validar o modelo proposto.
As equipes geralmente se sentem confiantes para apostar nas ideias porque o Sprint permiti que testem rapidamente.
Você não vai terminar com um produto completo, detalhado, pronto para a entrega, mas vai fazer um progresso rápido e terá certeza se está indo na direção certa.
É difícil encontrar boas ideias, mesmo as melhores enfrentam um caminho de incertezas em direção ao sucesso no mundo real.
A execução pode ser complicada, por isso precisamos responder algumas perguntas:
- Qual é o ponto mais importante para concentrar seus esforços?
- Como se deve começar?
- Qual será o resultado na vida real?
- É melhor designar uma pessoa inteligente para descobrir isso ou conduzir uma sessão de brainstorming com toda a equipe?
- Como você sabe que encontrou a solução certa?
- Quantas reuniões e discussões serão necessárias para ter certeza?
- Alguém vai se importar?
- Quem são seus clientes?
- Seus produtos e/ou serviços são destinados a quem?
- Quais são os requisitos dos seus clientes?
- O que seus clientes esperam dos seus produtos e/ou serviços?
- Como ele gosta de receber os seus produtos e/ou serviços?
- As saídas do seu processo impactam seus clientes?
- Os processos estão sendo medidos da forma correta?
- Os Indicadores de desempenho estão contribuindo para a melhoria dos resultados?
Trabalhando junto em um Sprint, encurtamos o ciclo de debates intermináveis e comprimimos meses em uma única semana. Em vez de esperar pelo lançamento do novo processo para descobrir se é viável, podemos obter dados claros de um processo realista.
O Sprint dá superpoderes, podemos transportar para o futuro e ver o produto final e as reações dos clientes antes de fechar compromissos dispendiosos.
Quando uma ideia arriscada é bem-sucedida em um Sprint, a compensação é fantástica. No entanto, são os fracassos que, embora dolorosos, proporcionam o melhor retorno sobre o investimento.
Identificar falhas críticas depois de apenas cinco dias de trabalho é o máximo de eficiência. É aprender na marra, mas sem sofrimento.
Durante a execução do Sprint, alguns métodos poderão ser familiares e outros novidades, como o desenvolvimento enxuto e o design thinking, o Sprint é uma forma prática de aplicar metodologias.
Knapp, Jake; Zeratsky, John; Kowitz, Braden. Sprint.
Ismail, Salim; Malone, Michael S.; Van Geest, Yuri. Organizações Exponenciais: Porque elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua.